Olá galera o/

Hoje venho dar uma dica de leitura para quem quer se aventurar pela parte de ETL da Microsoft.

O nome do livro é Integração de Dados na Prática, é um ótimo livro, pois faz uma introdução a Business Inteligence (BI), mostra como montar um pequeno projeto de BI com a ferramenta Microsoft Integration Services e a melhor parte é que não é um livro com muita teoria, ou seja, você já prática apos ler a parte teórica do assunto.

O livro esta com um preço bem acessível ao bolso além de ter um conteúdo muito bom. Abaixo esta a sinopse e o site onde comprei o livro.

Saraiva: Livro

Integração de Dados na Prática

Sinopse:

O volume das informações que temos à disposição atualmente compara-se apenas à pluralidade de meios que as disponibilizam: jornais, revistas, blogs, rádios, televisão e até mesmo redes sociais. O conhecimento humano amplia-se cada vez mais e a quantidade de informações novas é muito maior do que nos 5.000 anos precedentes. É nesta realidade competitiva que as empresas contemporâneas estão inseridas.

Em janeiro de 2007, Jim Gray, um especialista em banco de dados que trabalhou na Microsoft, fez um discurso comentando que vivemos um novo paradigma computacional: o excesso de informações, o qual só pode ser trabalhado com ferramentas para extrair, gerenciar, visualizar e analisar esses dados.

Entender conceitos como Data Warehouse, Business Intelligence, ETL (Extract, Transform and Load: extração, transformação e carga) e os jargões da indústria é essencial para quem quer trabalhar com integração de dados. Neste sentido, o livro foi escrito, explicando também tabelas fato e dimensão e a importância das dimensões que mudam lentamente, chamadas de Slowly Changing Dimensions.

Apresenta o Microsoft Integration Services 2012, seus principais menus e controles, cujo entendimento é fundamental para os exercícios realizados no projeto desenvolvido ao longo do estudo.

No decorrer do livro, o projeto é evoluído e três bancos de dados são criados e usados para a realização dos exemplos. O primeiro é um sistema OLTP (Online Transaction Processing, ou sistema de processamento de transações em tempo real) simples de controle de vendas. O segundo é o Stage, local de passagem dos dados antes de serem encaminhados ao terceiro banco de dados, que representa o Data Warehouse.

Controles mais avançados do Microsoft Integration Services são descritos em detalhes, como Control Flow e Data Flow. Variáveis e arquivos de configuração são abordados de maneira prática por meio de exemplos. Conforme o projeto de ETL é montado, diversas integrações são realizadas, seja por meio de Import/Export Wizard e arquivos texto ou utilizando componentes como Data Conversion e Derived Column.

Resgata o conceito de Slowly Changing Dimension, para implementar na prática essa técnica com o Microsoft Integration Services 2012, sem mistérios. Finalmente, define a carga da dimensão tempo e das tabelas fato, permitindo que o leitor compreenda por que a carga das tabelas fato é o último passo, dando sentido ao modelo proposto.

O apêndice apresenta transformações mais avançadas, com os componentes Conditional Split, Merge e o MultiCast, além de mostrar como utilizar o Data Viewer para analisar a execução dos pacotes.

Leitura recomendada a analistas de sistemas, administradores de banco de dados e desenvolvedores de software integrais ou ocasionais que buscam extrair, carregar ou transformar diferentes volumes de dados em um ambiente que utiliza o Microsoft SQL Server. Para melhor aproveitamento do livro, é importante ter conhecimentos básicos de banco de dados e SQL para criação de tabelas e consultas, assim como inserts e updates.

 

Espero que tenham gostado.

Quem quiser mandar comentários, sugestões, criticas e complementos, fiquem a vontade, pois feedbacks engradecem tanto meu conhecimento quanto para melhorar as postagem para vocês.

Até a próxima o/

Divulguem nossas Redes Sociais:

Curtam nossa página no Facebook

Curtam nossa página no Google+

Nos sigam no Twitter

Se inscreva no nosso canal do Youtube

Anúncios