Olá pessoal,

Hoje vou dar um exemplo de como criar uma tabela usando um select. Aprendi uma nova forma de fazer o SELECT INTO durante a aula de SQL na pós graduação, é sempre bom aprender novas coisas.

A finalidade do SELECT INTO é fazer uma copia da tabela original com ou sem dados. Essa instrução funciona da seguinte maneira, primeiro colocamos a clausula SELECT seguido dos campos que serão adicionados da tabela original, depois colocamos a clausula INTO seguido do nome da nova tabela a ser criada, após isso colocamos a clausula FROM com o nome da tabela original e no WHERE filtro que queremos para criação da tabela nova com dados ou não.

Vamos a instrução:

Ex1: Primeiro vamos criar uma copia vazia da tabela Funcionário com os campos FuncID, nome, CPF, Salario e Email. No filtro passamos uma valor qualquer para o SELECT INTO crie a copia vazia da tabela. Clique nas imagens para visualiza-las em um tamanho melhor.

SELECT FuncID, Nome, CPF, Salario, Email INTO CopiaFuncionario
FROM Funcionario
where 1 = 2;

SELECT NA TABELA FUNCIONARIO
1 – SELECT NA TABELA FUNCIONARIO
CRIANDO COPIA SEM REGISTROS
2 – CRIANDO COPIA DA TABELA SEM REGISTROS
COPIA CRIADA SEM REGISTROS
3 – COPIA CRIADA SEM REGISTROS NA TABELA

Ex2: Agora vamos criar uma segunda copia da tabela com os mesmos campos do exemplo 1 mas com os dados que estão na tabela original. No filtro passamos os valores de uma consulta normal. Vamos preencher com todos as pessoas que estão com status = 1. Clique nas imagens para visualiza-las em um tamanho melhor.

SELECT FuncID, Nome, CPF, Salario, Email INTO CopiaFuncionario2
FROM Funcionario
where Status = 1

1- SELECT NOS FUNCIONARIOS COM STATUS = 1
1- SELECT NOS FUNCIONARIOS COM STATUS = 1
2 - CRIANDO COPIA DA TABELA COM REGISTROS
2 – CRIANDO COPIA DA TABELA COM REGISTROS
3 - COPIA CRIADA COM REGISTROS DENTRO DA TABELA.
3 – COPIA CRIADA COM REGISTROS DENTRO DA TABELA.

Espero que tenham gostado da dos exemplos sobre o SELECT INTO, esse comando é bem simples de ser usado, espero que ajude seu dia a dia com SQL seja no trabalho, estudos ou na faculdade. Qualquer duvida, sugestão ou opinião sobre o Blog ou os posts é só mandar um e-mail ou comentário no próprio post que eu responderei.  Até o próximo post galera o/