Olá galera o/

Hoje vim reescrever uma postagem que fiz em 2012. Após re-ler algumas postagens resolvi exclui-las e reposta-las com um novo conteúdo, novos exemplos e passando o conteúdo de uma forma de fácil compreensão. Algumas postagens serão bem mais detalhadas e irão conter vídeos curtos explicando o assunto em questão.

Na postagem de hoje vamos entender um pouco sobre o banco de dados Relacional e algumas de suas características.

O modelo relacional é um modelo de dados representativos (ou de implementação), adequado a ser o modelo subjacente de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados que se baseia no princípio em que todos os dados estão guardados em tabelas (matematicamente falando, relações). Toda sua definição é teórica e baseada na lógica de predicados e na teoria dos conjuntos. [wikipedia]

Visão histórica do modelo de dados Relacional

O conceito foi criado por Edgar Frank Codd em 1970 sendo descrito no artigo Relational Model of Data for Large Shared Data Banks”. Na verdade, o modelo relacional foi o primeiro modelo de dados descrito teoricamente, os bancos de dados já existentes passaram então a ser conhecidos como modelo hierárquico, modelo em rede ou Codasyl e modelo de listas invertidas.

O modelo relacional foi inventado pelo Frank Codd e subsequentemente mantido e aprimorado por Chris Date e Hugh Darwen como um modelo geral de dados. No Terceiro Manifesto em 1995, eles mostraram como o modelo relacional pode ser estendido com características de orientação a objeto sem comprometer os seus princípios fundamentais.

Simplificando o modelo baseia-se em dois conceitos conceito de entidade e relação.

Uma entidade é um elemento caracterizado pelos dados que são recolhidos na sua identificação vulgarmente designado por tabela. Representado graficamente por um retângulo.

Uma relação determina o modo como cada registro de cada tabela se associa a registros de outras tabelas. Representado graficamente por um losango.

Os bancos de dados relacionais são tipicamente escritos em SQL (Structured Query Language).  O modelo relacional, classifica dados em tabelas que contém relações entre si, cada uma das quais consiste em colunas e linhas.

Cada coluna lista um atributo da entidade em questão, como preço, código postal ou data de nascimento, nome e etc. Juntos, os atributos em uma relação são chamados de domínio.

Um determinado atributo ou combinação de atributos é escolhido identificador único do registro na tabela, também conhecido como chave primária.

Ex.: Um exemplo do mundo real é o documento Brasileiro CPF, ele identifica da pessoa do Brasil como única para os sistemas do governo, ou seja, você não encontrará duas pessoas com o mesmo CPF.

O modelo também explica os tipos de relações entre essas tabelas, incluindo relações um para um, um para muitos ou muitos para um e muitos para muitos, essas relações também são conhecidas como cardinalidade ou grau de relacionamento.

Dentro do banco de dados, as tabelas podem ser normalizadas ou levadas a cumprir as regras de normalização, essas regras tornam o banco de dados flexível, adaptável e redimensionável. Quando normalizado, cada dado é atômico, ou seja, dividido em pequenos pedaços úteis.

Este modelo se preocupa com a descrição de alguns itens:

  • Tabela/Entidade: Local onde serão armazenados todos os dados informados ao banco. Dentro da tabela estão contidos as linhas e as colunas As tabelas se relacionam entre si, pode haver dezenas de relações dependendo de como o banco foi modelado
  • Coluna:  Também chamado de atributo, é a característica única da tabela. Cada coluna deve ter um tipo de dado, que será o formato do dado ela armazenará as informações (valor numérico, imagem, etc) inseridas no banco de dados.
  • Linha:  São os registros que foram armazenados na tabela. Também podem ser chamados de tupla ou dados.
Representação gráfica do modelo relacional
Representação gráfica do modelo relacional

 

Espero que tenham gostado da postagem e aguardem as novas postagens.

Quem quiser mandar comentários, sugestões, criticas e complementos, fiquem a vontade, pois feedbacks positivos ou negativos engradecem meu conhecimento para que possa melhorar as postagem para vocês.

Até a próxima o/

Divulguem nossas Redes Sociais:

Nos sigam no Instagram: consultabd

Nos sigam no Twitter

Deixem um like nos vídeos e se inscrevam no nosso canal do Youtube

 

Publicidade