Olá galera o/
Hoje é a primeira postagem sobre o Azure SQL Database. Irei mostrar como cria-lo passo a passo, desde a criação do grupo de recurso até como conecta-lo no SQL Server Management Studio.
Primeiro o que é grupo de recurso? Pense em um grupo de recurso como uma maneira de categorizar, gerenciar, proteger e organizar todos os conjuntos de serviços que você cria no Azure, desde banco de dados no azure até notebooks no Databricks por exemplo.
Vamos iniciar criando um grupo de recurso no Azure.
1 – Acessar o portal através do link https://portal.azure.com/#home. Utilizar a conta solicitada no momento do cadastro como citado no post sobre Conta Gratuita do Azure.
2 – Clicar em Grupos de recursos
3 – Na tela de grupo de recursos, será listado todos os grupos de recursos já existentes. Caso ainda não exista clicar em Adicionar ou Criar grupo de recursos.
4 – Na tela que foi exibida, selecionar a sua assinatura, defina o nome do grupo de recurso e a região que o mesmo será armazenado. No exemplo a região selecionada foi Leste dos EUA 2.
5 – Há possibilidade de selecionar outras regiões.
6 – Uma vez que todos os itens estejam preenchidos, clicar em revisar + criar. Após a validação ser realizada, clicar em Criar.
7 – Aguardar o grupo de recurso ser criado. Uma vez finalizado, clicar em Ir para grupo de recursos. Ao clicar a página é redirecionada para a tela que lista os grupos de recursos criados.
8 – Na Pagina Inicial (lado esquerdo) selecionar a opção Banco de Dados SQL. Na tela exibida, serão listados os bancos de dados, caso tenham sido criados, caso ainda não existam, Clicar em Adicionar ou Criar banco de dados.
9 – Na tela seguinte, serão exibidas as opções para criação do banco de dados. Primeiramente selecionar a assinatura, depois o grupo de recurso. Uma vez preenchidos, definir qual será o nome da base de dados. A opção seguinte após é selecionar o servidor que a base ficará alocada, caso não exista clicar em Criar novo e uma tela na lateral será exibida para realizar a criação de um servidor de banco de dados.
Informar nome do servidor, usuário e senha que serão utilizados para logar no SQL, além da localização. É recomendável que a localização seja a mesma região do grupo de recurso. No exemplo selecionamos Leste dos EUA 2. Após preencher as informações do servidor clicar em Criar.
10 – A próxima etapa é configurar a opção Computação + Armazenamento. Nesta opção configuramos o quanto de processamento e armazenamento nosso banco de dados terá. Clicar em Configurar banco de dados.
11 – A tela de configuração é exibida. Como estamos montando um cenário de estudo selecionaremos a opção Básico, essa opção possui 5 DTU’s e armazenamento de até 2 GB. Porém dependendo da necessidade de processamento e armazenamento é possível escolher outras opções.
O Azure cobra R$ 3,71 por DTU, a opção básico utiliza 5 DTU’s, sendo o valor mensal de um banco de dados com 2 GB de armazenamento R$18,54. Caso esteja utilizando a conta gratuita alguns serviços como o SQL Database são gratuitos por 1 ano.
Ao selecionar o perfil desejado, clicar em Aplicar para finalizar a configuração.
DTU é o acrônimo para Database Transaction Unit (em pt-br, Unidade de Transações do Bancos de Dados). A ideia é que este indicador nos mostre a capacidade de processamento do banco de dados em um modelo real de medida: transações.
12 – Uma vez configurado, pode-se ir na opção Configurações Adicionais para informar nossa fonte de dados. É possível selecionar as opções Nenhuma, Backup e a Amostra. Na Amostra o banco de dados AdventureWorksLT é adicionado como banco de exemplo. Utilizamos a opção Amostra para o exemplo. Clicar em Revisar + criar.
13 – Um resumo é exibido com as informações que configuramos. Clicar em Criar.
14 – Aguardar a implantação do server e do banco de dados ser finalizada.
15 – Ao finalizar a implantação, clicar em Ir para o recurso.
16 – Na tela inicial do banco de dados devemos clicar em Definir firewall do servidor. Nesta opção liberamos o ip que estamos utilizando para realizar alguma conexão externa, pois, inicialmente qualquer tipo de conexão do banco esta bloqueada até que seja liberada.
17 – Na tela de Configurações do firewall, deve-se adicionar o IP que será utilizado para realizar alguma operação em nosso banco. Informar o nome da regra e nos campos IP INICIAL e IP FINAL o ip listado inicialmente. Selecionar Ativar para que outros serviços do Azure acessem o servidor de banco. Clicar em Salvar.
18 – Ao voltar para a tela inicial, há duas maneiras de acessar nosso banco. A primeira é selecionar a opção Editor de consultas e a segunda copiar o nome do servidor e conectar-se utilizando o SQL Server Management Studio.
19 – No Editor de consultas deve-se logar com o usuário do servidor ou com a conta da Microsoft utilizada no cadastro. Uma vez logado no banco de dados, é possível realizar comandos SQL.
20 – No exemplo da imagem realizamos uma consulta na tabela SalesLT.Custormer utilizando o Editor de consultas.
21 – A segunda opção mencionada é copiar o nome do servidor, abrir o management studio, informar o nome do servidor criado, além do usuário e senha. Clicar em connect.
22 – Ao conectar com o SQL Database do Azure, é possível realizar procedimentos nas informações contidas nas tabelas. No exemplo da imagem, realizamos um select na tabela [SalesLT].[Customer].
Bem galera assim finalizamos a criação do nosso primeiro banco de dados no Azure. Espero que todos tenham conseguido criar, para quem não conseguiu finalizar, favor manda um e-mail, um comentários ou mensagem nas redes sociais que vou tentar ajudar.
Espero que tenham gostado da postagem.
Quem quiser mandar comentários, sugestões, criticas e complementos, fiquem a vontade, pois feedbacks positivos ou negativos engradecem meu conhecimento para que possa melhorar as postagem para vocês.
Até a próxima o/
Divulguem nossas Redes Sociais:
Nos sigam no Instagram: consultabd
Nos sigam no Twitter
Deixem um like nos vídeos e se inscrevam no nosso canal do Youtube
Muito bom.
CurtirCurtir