Olá galera o/

Após muito estudo para obter a certificação AZ-900, finalmente fui aprovado \o/. Hoje venho explicar sobre alguns conceitos importantes da Cloud Computing. Acho importante para quem quer se aventurar na nuvem entender quais são seus conceitos.

Primeiramente vamos entender o que é Cloud Computing, segundo a definição dos maiores provedores existentes.

A Microsoft diz:
A computação em nuvem é a prestação de serviços de computação, incluindo servidores, armazenamento, bancos de dados, redes, software, análises, inteligência e muito mais pela Internet (“a nuvem”) para oferecer inovação mais rápida, recursos flexíveis e economias de escala.

A AWS diz:
A computação em nuvem é a entrega sob demanda de energia de computação, armazenamento de banco de dados, aplicativos e outros recursos de TI por meio de uma plataforma de serviços em nuvem via Internet, com preços pré-pagos.

Benefícios dos serviços em nuvem: 

Disponibilidade (Availability) – Porcentagem de tempo que um sistema responde adequadamente às solicitações, expressa como uma porcentagem ao longo do tempo. A disponibilidade de 99,99% por exemplo, implica até 4 minutos por mês de tempo de inatividade de um sistema.

Alta disponibilidade (High Availability) – Ser resiliente quando algum componente do sistema falha. Os principais provedores de nuvem (Azure, AWS, GCP) têm vários data centers espalhados pelo mundo. Os dados e o códigos armazenados na nuvem são copiados para mais de um data center. Se algo acontecer com um data center, os dados poderão ser recuperados de outro data center.

Escalabilidade (Scalability) – Capacidade de um sistema aumentar sua capacidade “facilmente” quando um sistema atinge sua capacidade máxima.

Elasticidade (Elasticity) – Capacidade de um sistema crescer automaticamente quando a capacidade máxima é atingida e diminuir automaticamente para minimizar o desperdício quando não houver grande utilização dos recursos.

Tolerância a falhas (Fault Tolerance) – Capacidade de tolerar falhas de hardware em seu sistema, necessárias para obter alta disponibilidade.

Recuperação de desastres (Disaster Recovery) –  Capacidade de recuperar-se de uma grande falha dentro de um período de tempo aceitável, com uma quantidade aceitável de dados perdidos.

Benefícios comerciais da nuvem:

Agilidade (Agility) – Capacidade de responder às mudanças “rapidamente” com base nas mudanças no mercado ou no ambiente computacional.

Economias de Escala (Economies of Scale) – Cloud é um pool compartilhado de máquinas e serviços. À medida que o número de clientes aumenta, os provedores de nuvem podem reduzir  os custos ou aumentar a qualidade dos serviços.

Despesas de capital (Capital Expenditure – CapEx) – Quantia (geralmente grande) de dinheiro investida em um ativo (edifício, computadores, equipamentos). Geralmente gasto antecipadamente e retorna os lucros lentamente ao longo do tempo.

Despesas Operacionais (Operating Expenditure – OpEx) – Quantia gasta “todos os meses” como despesa operacional. Espera-se que você ganhe mais dinheiro com receita do que gasta.

Modelo baseado no consumo (Consumption-Based Model | pay-as-you-go) – Os usuários da nuvem pagam apenas pelo que precisam, pela duração que precisam.

Espero que tenham gostado da postagem e que a mesma tenha sido clara e bem explicativa.

Quem quiser mandar comentários, sugestões, criticas e complementos, fiquem a vontade, pois feedbacks positivos ou negativos engradecem meu conhecimento para que possa melhorar as postagem para vocês.

Até a próxima o/

Divulguem nossas Redes Sociais:

Nos sigam no Instagram: consultabd

Nos sigam no Twitter

Deixem um like nos vídeos e se inscrevam no nosso canal do Youtube

Publicidade