Olá galera o/

A algumas semanas fiz a prova AZ-900 (Microsoft Azure Fundamentals) da Microsoft e fui aprovado \o/. Então decidi compartilhar com vocês como me preparei para a prova. Quais sites utilizei e etc.

Microsoft Certified: Azure Fundamentals

Verificação Your Acclaim: https://www.youracclaim.com/badges/1b8fb01b-b6ed-42e0-b5d8-597108946e0f/linked_in

Abaixo seguem algumas dicas do meu plano de estudo. Lembrando que ninguém é obrigado a fazer a mesma coisa que fiz, essa foi a maneira que me senti confortável para estudar e ser aprovado no exame.

Cronograma de estudo que utilizado:

  • Se preparar pelo menos 15 dias para a prova.
    • 1 hora de estudo por dia pelo menos.
    • Praticar um pouco no portal do Azure é importante para fixar os conteúdos ensinados.
    • Eu fiz um resumo com tudo que entendi para fixar melhor alguns termos e assuntos que eu sentia dificuldade em entender.
  • Fazer a prova quando estiver se sentindo confiante tanto no conhecimento quanto nos simulados.
  • Estude para ganhar conhecimento e não somente passar na prova.
  • Fazer o curso da Microsoft todo.
    • Lembrando o curso é basicamente texto, mas também tem uns simuladores bem legais.
  • Comprei os dois cursos da Udemy para complementar os estudos, pois estes cursos são focados nos tópicos da prova.
    • Ler os PDFs disponibilizados pelos cursos da Udemy, são muito bons.
  • Comprei um simulado da Udemy para consolidar os conhecimentos.
  • Li as dicas dos links do medium abaixo.
  • Alguns MVP’s da Microsoft fizeram uma live sobre a AZ-900, passando dicas e como se preparar para a prova, ficou muito legal. Super recomendo assistir.
  • Participação dos eventos on-line da Microsoft voltados para a certificação, o Microsoft Virtual Training Day. Nesses eventos, você faz o treinamento com um instrutor oficial da Microsoft e ao final do treinamento recebe um voucher para realização do exame, ou seja, DE GRAÇA.
  • Lembrando a prova é em inglês, então praticar a leitura é bem importante.
    • Para quem tem dificuldade com o inglês recomendo o aplicativo Duolinguo , sua metodologia de leitura e fala é bem intuitiva.
    • Também é importante tentar entender bem os termos técnicos da Cloud Computing para não traduzir erroneamente sua definição.

Materiais de estudo  utilizados para a AZ-900

Minha visão sobre a prova

Essa prova tem uma pegada mais voltada para a área de infra na minha opinião, mas abrange bastante os conceitos de cloud. Fiz essa prova num centro de certificações aqui em Recife/PE. Ela demorou em torno de 45 min e haviam cerca de 40 a 45 questões.

Lembrando que, a prova de cada pessoa é diferente, pode ser que aconteça de na sua prova ter mais questões voltadas para conceitos de nuvem por exemplo. 

Na minha prova houveram muitas questões sobre Licenciamento e Segurança, Privacidade, Conformidade, Confiança no Azure. Foram bastantes na verdade.

Haviam questões sobre os conceitos da nuvem, ferramentas utilizadas no portal do azure e sobre os tipos de suporte que estão disponíveis para contratação. Vieram em um número mais moderado.

Além disso, maioria das questões lhe passavam um cenário, no qual você deveria escolher qual a melhor alternativa para resolver aquela situação, ou seja, não é apenas decorar conceito e sim saber qual melhor serviço se aplica em determinadas situações.

Um detalhe importante a prova é em inglês. Infelizmente traduzi algumas questões erradas, eu poderia ter uma pontuação maior.

Foi uma prova legal de se fazer, mas não achem que é fácil. Como já citei, ela abrange uma pegada mais de infraestrutura, mas aborda todos os conceitos de cloud.

A parte que mais tive dificuldade foi a parte sobre os serviços de Licenciamento e Segurança, Privacidade, Conformidade, Confiança no Azure, além disso a o inglês também não ajudou muito, pois precisei ler as questões várias vezes para traduzir e interpretar da maneira correta o enunciado. 

Dica, entender bem os serviços e praticar a leitura do inglês, vai ajudar bastante.

Esse é meu feedback da prova. Bons estudos

É isso galera, um post bem simples sobre como estudei para passar na prova, espero que seja de grande ajuda a todos e para quem for fazer a prova, boa sorte e bons estudos.

Espero que tenham gostado da postagem.

Quem quiser mandar comentários, sugestões, criticas e complementos, fiquem a vontade, pois feedbacks positivos ou negativos engradecem meu conhecimento para que possa melhorar as postagem para vocês.

Até a próxima o/

Divulguem nossas Redes Sociais:

Nos sigam no Instagram: consultabd

Nos sigam no Twitter

Deixem um like nos vídeos e se inscrevam no nosso canal do Youtube

Publicidade