Olá galera o/

No dia 27/04/2020 fiz a prova 70-761 Querying Data with Transact-SQL (contempla as verões do 2016, 2017 e 2019 do SQL Server) da Microsoft e fui aprovado \o/. Então decidi compartilhar com vocês como foi minha experiência e como me preparei para a prova. Quais sites utilizei e etc.

QueryingDatawithTransact-SQL-01

Bagde Your Acclaim: LINK

Essa prova é toda voltada para desenvolvimento de consultas no SQL Server utilizando linguagem T-SQL (Transact-SQL). Ela é uma atualização da certificação 70-461, sendo dividida em 2 partes a 70-761 (desenvolvimento de consultas) e 70-762 (Desenvolvimento de banco de dados com SQL), ao passar nas duas você se torna MCSA: SQL 2016 Database Development.

Mais informações no link sobre O MCSA: SQL 2016 Database Development.

Mais informações sobre a MCSA: SQL 2016 Database Development no link abaixo:

Agora vamos para a parte que interessa, como eu fiz para me preparar para esta prova. Abaixo seguem algumas dicas do meu plano de estudo. Lembrando que ninguém é obrigado a fazer a mesma coisa que fiz, essa foi a maneira que me senti confortável para estudar e ser aprovado no exame.

Cronograma de estudo utilizado:

  • Ler os tópicos da prova no site da Microsoft.
  • Conhecimento adquirido na prova 70-461.
  • Comprei um curso para realizar a prova 70-761 e 70-762 na Green Treinamentos. Foram 10 noites de treinamento on-line (ao vivo), além do material de alta qualidade.
  • Preparação de 1 mês e meio a 2 meses
    • 1 hora de estudo por dia pelo menos.
    • Realizar laboratórios com o conteúdo estudado.
    • Desenvolver diversas soluções para um possível problema, utilizando conteúdos diferentes.
  • Leitura do livro Microsoft SQL Server 2008 – Fundamentos de T-SQL. Novamente utilizei este livro para consolidar os conhecimentos, principalmente sobre tratamento de erros e gerenciamento de transações.
    • Postagem falando sobre o livro: >> Link <<
  • Leitura do livro Microsoft SQL Server 2012 – Desenvolvedor: passo a passo. Este livro é muito intuitivo e tem bastante exemplo prático.
    • Postagem falando sobre o livro: >> Link <<
  • Ter uma experiência de 8 anos utilizando o SQL Server e T-SQL, ajudou bastante novamente.
  • Postar conteúdo no blog me preparou bastante. Após a prova 70-461 comecei a postar mais conteúdos sobre funções T-SQL e algumas coisas que poderiam ser abordadas na prova, por incrível que pareça, alguns conteúdos que eu postei caíram na prova.
    • Obs.: Este ponto aqui, é uma particularidade minha. Não se aplica a todo mundo.
  • Comprei 3 cursos da Udemy para complementar os estudos, eles são focados nos tópicos da prova. Estes cursos já tinham antes sido adquiridos para a prova 70-461.
    • Estes cursos são em inglês, porém bem práticos e diretos nos tópicos. Para quem dificuldade no inglês, coloca a legenda e traduz a página para PT-BR.
  • Leitura do Training Kit da prova é de grande ajuda.
  • Tem uma postagem bem legal do blog do Dirceu Resende (MVP Microsoft em Data Plataform) que possui links de estudo para os tópicos da prova.
  • CONSELHO: Estude para ganhar conhecimento e não somente passar na prova.

Materiais de complementares utilizados para a 70-761

Tópicos da certificação 70-461

  • Gerenciar dados com o T-SQL: 40% – 45%
    • Fazer consultas complexas; utilizar todos os tipos de JOIN; utilizar os operadores do SQL (Relacional, aritmético, lógico e extras.); utilizar união de consultas; como utilizar as funções t-sql para tratar; como utilizar as funções do T-SQL(aritméticas , conversão, data, texto e agregação); como utilizar os comandos DML com e sem  OUTPUT.
  • Consultar dados com componentes avançados do T-SQL: 30% – 35%
    • Subconsultas não correlacionadas e correlacionadas; entender a diferença de desempenho de uma subconsulta e JOIN; utilizar CROSS e OUTER Apply; como escrever consultas com CTE, tabela derivada, variável de tabela, tabela temporária; criar cláusulas GROUP BY complexas usando GROUP SETS e CUBE; criar instruções PIVOT e UNPIVOT; Escrever consultas para gerar os dados em JSON e XML.
  • Programar banco de dados usando TSQL: 25% – 30%
    • Criar objetos de programação de bancos de dados usando TSQL; Implementar tratamento de erros (TRY..CATCH; THROW e RAISERROR) e transações; Implementar tipos de dados e NULLs (COALESCE, NULLIF e ISNULL)

Minha visão sobre a prova

Particularmente essa foi a melhor prova de certificação que fiz até hoje. Essa fiz na modalidade on-line, foi a primeira vez que fiz nessa modalidade e foi bem tranquilo, tirando o fato de minha internet cair 15 min antes de começar a prova. Fora isso foi legal, meu conselho é apenas garantir um ambiente com pouco barulho e ter um bom link de conexão. A prova tinha 46 questões e durou certa de 1h e 30 min.  Quando o resultado de aprovado saiu, dei aquele grito “PASSEI Pxxxx” e fui almoçar, pois eu não tinha almoçado tentando ajeitar a internet que tinha caído. kkkkk

Essa prova é muito mais fácil que 70-461 sem sombra de dúvidas.

Em minha prova bastante questões sobre funções T-SQL (data, texto, numéricas e conversão), Tratamento de nulos, Joins, funções definidas pelo usuário e stored procedures. As questões de cenários tinham 2 maneiras de serem respondidas, uma maneira é de múltipla escolha para escolher qual solução melhor se aplicava para o contexto e a segunda para completar um código, arrastando umas caixas para uma tela que continha um código com uns trechos em branco.

Uma coisa que também caiu na prova foi sobre como implementar Temporal Table no SQL Server. Tiveram cerca de 4 questões sobre este assunto. É um assunto fantástico, nos próximos meses estarei postando aqui no blog sobre ele.

Dessa vez caíram cerca de 10 questões abertas para digitar código e me dei bastante bem, pois tinha me preparado para as questões de XML e JSON. Das abertas foram cerca de 5 de JOINs, 2 de CTE, 1 de tratamento de erro, 1 de XML e 1 de JSON. Ao contrario do que aconteceu na prova 70-461, dessa vez estudei bastante os conceitos e pratiquei muito sobre XML e JSON.

Essa prova tem um perfil bem técnico, então meu conselho é abusar muito dos laboratórios, fazer lista de exercícios e testar todas as funções novas e as mais utilizadas no T-SQL. Lembrando que aqui no blog temos várias postagens sobre as funções T-SQL. Postagens sobre funções T-SQL >> LINK <<

É isso galera, um post bem simples sobre como estudei para passar na prova 70-761, espero que seja de grande ajuda a todos e para quem for fazer a prova, boa sorte e bons estudos.

Espero que tenham gostado da postagem.

Quem quiser mandar comentários, sugestões, criticas e complementos, fiquem a vontade, pois feedbacks positivos ou negativos engradecem meu conhecimento para que possa melhorar as postagem para vocês.

Até a próxima o/

Acessem nossas Redes Sociais:

Publicidade