Olá galera o/

Na postagem de hoje vamos falar sobre o site de desafios de programação HackerRank para vocês. Antes de navegar nele, vamos entender o que é o HackerRank.

O HackerRank é uma empresa de tecnologia que se concentra em desafios competitivos de programação para o público e empresas, onde os desenvolvedores competem tentando programar de acordo com as especificações fornecidas. Os desafios de programação do HackerRank podem ser resolvidos em uma variedade de linguagens de programação (incluindo Java , C ++ , PHP , Python , SQL , JavaScript ) e abrangem vários domínios da ciência da computação. Wikipedia

O HackerRank é uma plataforma gameficada, ou seja, você recebe pontuações ao resolver os desafios e é classificado globalmente na tabela de classificação do HackerRank, além disso ganha badges com base em suas realizações.

Vou mostrar como funciona a plataforma e como podemos praticar programação com resolvendo os desafios do site. Para acessar o site clicar no link abaixo.

https://www.hackerrank.com/

Ao acessar o site, podemos entrar como empresa ou como desenvolvedor. O HackerRanck também é utilizado por empresas, elas podem criar seus testes, disponibilizar para o candidato da seleção, ele responde e a empresa vê se o candidato esta apto a concorrer a vaga em questão. Nessa postagem entraremos como desenvolvedor (for developers) que podem ser estudantes ou profissionais que estejam procurando praticar suas skills técnicas. Clicar em Sign UP & Code. Você será direcionado para página de log in.

Na página de login, você terá 2 opções, a primeira é para criar um novo usuário na plataforma, podendo ser através do seu e-mail ou das suas contas do Google, Facebook, LinkedIn e GitHub. A segunda opção é logar caso já tenha uma conta criada.

Uma vez cadastrado, somos direcionados para página principal do HackerRank, nesta página podemos ver quais desafios geram certificados, a parte de suas skills, que contém a parte das entrevistas e skills que você esta fazendo os desafios atualmente, outras skills disponíveis para você praticar e tutorias de programação. Vamos começar a explicar cada item do menu principal.

Na opção Certification, você pode receber um certificado da RackerRank por resolver os desafios das tecnologias citadas nessa seção. Como por exemplo, receber um certificado por resolver problemas básicos com a linguagem Python.

Na opção Compete, você pode participar de desafios com pessoas do mundo inteiro. Um desafio com tempo determinado é criado e todos os usuários da plataforma podem participar, caso você finalize o mesmo, recebe pontos e sobre no ranking da plataforma.

Na opção Jobs, você se candidatar a vagas de empresas que utilizam o HackerRank como plataforma para aplicar seus os testes técnicos para suas vagas. Geralmente as vagas são para fora do Brasil.

Na opção LeaderBoard, você pode ver um ranking global dos usuários com o maior número de pontos por tipo de tecnologia e desafios.

Nesta opção você pode visualizar o ranking por tipo de linguagem ou skill técnica especifica.

Voltando ao menu principal, você ver a parte do Kit de preparação para entrevistas, mas o que é isso?

O kit de preparação para entrevistas, nada mais é, do que os assuntos que que mais acontecem nos testes técnicos que as empresas aplicam durante seus processos seletivos. Como por exemplo: 70% das empresas colocam o assunto Arrays nos seus testes técnicos. Bem legal essa funcionalidade do site neh!!!

Voltando ao menu principal, temos a parte de skills disponíveis para pratica. Você pode selecionar qualquer skill para testar os seus conhecimentos. Temos as principais skills do mercado listadas. Clicamos na skill Databases.

Ao clicar em uma skill, você sera direcionado para as desafios dessa skill. Você poderá filtrar os desafios por status, nível de dificuldade e por assunto. No exemplo em questão selecionamos a skill Database e queremos saber quais os desafios que temos do nível intermediário o e asssunto NoSQL – XML.

Neste segundo exemplo, clicamos na skill Python e ele nos mostra todos os desafios da linguagem Pyhon do nível fácil até o avançado.

Voltando ao menu principal, temos a parte de tutoriais. Esses tutoriais tem como objetivo fazer o usuário praticar uma determinada tecnologia em um determinado tempo.

Esses tutoriais fazem com que os usuários ponham em praticas seus conhecimento durante os 10 dias do desafio do tutorial, além de mante-los em constante contato com a linguagem, tendo em vista que, eles podem estar programando com mais frequência, e assim, obtendo mais segurança aos resolver seus problemas com a linguagem de programação e até para se candidatar a algumas vagas em sua região.

Ao clicar em cima de sua foto, você pode ver seu perfil e edita-lo. No perfil você consegue ver suas Badges, suas experiências, certificados obtidos, seu network, quais atividades você já submeteu para a plataforma e etc.

Voltando ao menu principal, temos na parte de Your Skills as linguagens que você esta atualmente resolvendo os desafios.

Ao clicar nela você terá aquela visão dos desafios mostradas anteriormente. Os desafios resolvidos ficam com o status Solved e os desafios que ainda não foram resolvidos com o status Solved Challenge. Lembrando que você pode filtrar por status, nível de dificuldade e assuntos. Clicar para resolver um desafio.

Com o desafio aberto, você terá o autor do desafio, o nível, e quantos pontos pode conseguir. No centro da página você terá o problema do desafio, que nada mais é do que o contexto que pode vir acompanhado de uma imagem. Abaixo do problema você terá uma tela que é o compilador do seu código. Para os desafios de SQL, você pode selecionar em qual SGBD (DB2, MySQL, Oracle, SQL Server) vai compilar seu código. No exemplo abaixo, selecionei o SGBD SQL Server para escrever o meu código.

Ao digitar seu código no compilador você deve clicar em Run Code. O código será compilado e lhe retornará o output (saída) que o resultado do código que você escreveu. Se estiver correto será exibida uma mensagem informado que o output (saída) do seu código desta correta, caso não, uma mensagem de erro será exibida, mostrando que o output não é o esperado.

Uma vez com o código correto, clicar em Submit Code para enviar a código para validação e finalização do desafio. O processo de validação do código é iniciado.

Quando o código é aprovado, você recebe os pontos daquele desafio, além das mensagens que o código foi complicado com sucesso e etc. O botão Next Challenge também é ativado para que você possa prosseguir para o próximo desafio.

Caso você queira testar outras plataformas quem possuem a mesma pegada do HackerRank, seguem uns sites abaixo:

Espero que tenham gostado desta postagem. Ajudem compartilhando nos grupos e redes sociais.

Para quem quer estudar para a Certificação Microsoft MTA Database Fundamentals segue o link do curso na Udemy. >> LINK <<

Não se esqueçam de avaliar esta postagem através da ESTRELAS abaixo das redes sociais, isso vai me ajudar muito a melhorar as postagens.

Fiquem a vontade para mandar comentários, sugestões, criticas e dúvidas e etc. Esse tipo de feedback, faz com que eu estude mais, aumente o conhecimento e melhore as postagem para vocês.

Até a próxima o/

Redes Sociais:

Publicidade