Olá galera o/
Hoje decidi falar um pouco sobre a certificação Microsoft MTA Database Fundamentals, uma certificação que dou treinamento a bastante tempo, porém nunca falei aqui no blog. Esta esta postagem vai servir para sanar as dúvidas dos profissionais de TI sobre esta certificação.
Primeiro vamos entender o que são as certificações MTA.
- MTA significa Microsoft Technology Associate
- É um excelente ponto de partida para quem esta iniciando no ramo da tecnologia ou quer se certificar. As certificações MTA abrangem conceitos teóricos e técnicos fundamentais de uma determinada tecnologia, avaliando melhorar sua credibilidade técnica.
- Observação: Os exames MTA não são pré-requisito para as certificações MCSA ou MCSE.
- Temos as áreas de:
- Banco de dados
- Desenvolvimento
- Infraestrutura
- Link com a lista de provas
O que a MTA Database Fundamentals avalia, para quem se destina, quantas questões possui, em quais idiomas posso fazer a prova, quanto custa a mesma e como posso marcar a prova?
- A MTA Database Fundamentals avalia se os candidatos possuem conhecimentos básicos e habilidades com bancos de dados relacionais, linguagem SQL/T-SQL, além de conhecimentos básicos (Administração e Segurança) no SGBD Microsoft SQL Server.
- Ela se destina para profissionais da área de dados de qualquer nível, podendo ser estudantes, profissionais que já trabalham a bastante tempo com SQL Server ou também para aqueles profissionais que querem começar a se certificar.
- Eu sempre recomendo a prova MTA para os profissionais de de dados que estão iniciando na carreira ou para aqueles que nunca fizeram uma prova da Microsoft. Essa prova lhe ajuda a entender como funciona as provas de certificação da Microsoft, além de derrubar aquele medo de fazer uma prova de certificação.
- Ela possui cerca de 45 questões e dura 1 hora.
- A prova pode ser feita nos Idiomas: Inglês, chinês (simplificado), chinês (tradicional), francês, alemão, italiano, japonês, coreano, português (Brasil), russo, espanhol, espanhol (América Latina).
- Custa 77 dólares, o valor pode variar entre 350 e 420 reais de acordo com a cotação dollar, além disse existem as taxas do cartão de crédito para compras internacionais. É necessário ter um cartão internacional com limite do valor da prova em reais.
- Você pode marcar a prova pelo site da Certiport (Estudantes e Instrutores) ou através da PearsonVue (Demais Profissionais).

Mais informações sobre a prova?
- Link prova MTA Microsoft
Como são medidas as habilidades do candidato?
- Este exame mede sua habilidade em executar as tarefas técnicas listadas abaixo:
- Compreender os principais conceitos de bancos de dados (20-25%)
- Criar objetos do banco de dados (20-25%)
- Manipular dados (25-30%)
- Entender armazenamento de dados (15-20%)
- Administrar um Banco de dados (10-15%)
- Importante lembrar que, as porcentagens indicam o peso relativo de cada área de tópico principal no exame. Quanto mais alta a porcentagem, mais perguntas você verá nessa área de conteúdo no exame.
- As questões tem pesos diferentes, ou seja, uma questão do tópico 5 pode ter um peso maior que uma questão do tópico 1.
- As perguntas podem testar, mas não estarão limitadas aos tópicos descritos no texto com marcadores.
Legal, mas quais são os conhecimentos que cada tópico solicita?
- Compreender os principais conceitos de bancos de dados (20-25%)
- Compreender como os dados são armazenados em tabelas
- Compreender o que é uma tabela e como ela se relaciona com os dados que serão armazenados no banco de dados, colunas/campos, linhas/registros.
- Compreender os conceitos de banco de dados relacional
- Compreender o que é um banco de dados relacional, a necessidade de sistemas de gestão de banco de dados relacional (RDBMS ou SGBDs) e como as relações são estabelecidas.
- Compreender a linguagem de manipulação de dados (DML)
- Compreender o que é DML, quais são seus comandos e qual a sua função em bancos de dados.
- Compreender a linguagem de definição de dados (DDL)
- Compreender como o T-SQL pode ser usado para criar, modificar ou excluir objetos de bancos de dados, como tabelas, views, procedures, functions, triggers e etc.
- Compreender como os dados são armazenados em tabelas
- Criar objetos do banco de dados (20-25%)
- Escolher tipos de dados
- Compreender o que são tipos de dados, por que eles são importantes e como eles afetam os requerimentos de armazenamento
- Compreender tabelas e como criá-las
- Propósito das tabelas, criar tabelas em um banco de dados usando a sintaxe ANSI SQL apropriada
- Criar Views
- Compreender como usar as Views e como criar Viewsusando T-SQL ou com designer gráfico
- Criar criar Stored Procedures e Functions
- Selecionar, inserir, atualizar ou excluir dados
- Escolher tipos de dados
- Manipular dados (25-30%)
- Selecionar dados
- Utilizar o SELECT para extrair dados de uma tabela, extrair dados usando junções (Joins), combinar conjuntos de resultados usando UNION, INTERSECT e EXCEPT.
- Inserir dados
- Compreender como os dados são inseridos em um banco de dados, como usar o comando INSERT.
- Atualizar dados
- Compreender como os dados são atualizados em um banco de dados e como escrever os dados atualizados usando o comando UPDATE.
- Excluir dados
- Excluir dados de uma ou várias tabelas, garantir a integridade dos dados e integridade referencial usando transações. Como excluir os dados com o comando DELETE e o comando TRUNCATE.
- Selecionar dados
- Entender armazenamento de dados (15-20%)
- Entender a normalização
- Entender as razões para normalização, as cinco formas normais da normalização, como normalizar um banco de dados até terceira forma normal.
- Entender chaves primárias, estrangeiras e compostas
- Entender a razão para chaves em um banco de dados, escolher as chaves primárias apropriadas, selecionar o tipo de dado apropriado para as chaves, selecionar os campos apropriados para chaves compostas, entender a relação entre chaves primárias e estrangeiras.
- Entender índices
- Entender índices clusterizados, não clusterizados e seus objetivos em um banco de dados.
- Entender a normalização
- Administrar o Banco de dados (10-15%)
- Entender os conceitos de segurança de banco de dados
- Entender a necessidade de proteger um banco de dados, quais objetos podem ser protegidos, quais objetos devem ser protegidos, contas de usuários e funções.
- Criar logins, users, entender as roles no nível de servidor e banco de dados.
- Entender os backups e restauração de bancos de dados
- Entender os diversos tipos de backup como full, diferencial, incremental e log de transação, modelos de recuperação, a importância dos backups e como restaurar um banco de dados.
- Entender os conceitos de segurança de banco de dados
Depois disso tudo, qual é o objetivo desta prova?
Essa como qualquer outra certificação, tem como objetivo credibilizar suas habilidades em banco de dados, como por exemplo, fazer um profissional iniciante ingressar no mercado de maneira mais rápida, para quem esta em busca de qualificação/recolocação melhorar sua visibilidade para os recrutadores ou mostrar que você detêm um conhecimento sobre aquela determinada tecnologia.
E aquela frase que sempre falo, estude para uma certificação para APRENDER e NÃO apenas para obter um título, pois, uma hora seus conhecimentos serão testados por alguém.
Mesmo tendo feito a prova em 2012, tenho dado treinamento da mesma a 4 anos. Então vamos para um overview tanto meu, quanto dos meus alunos que fizeram a prova e foram aprovados.
Podemos dividir a prova em 3 categorias: Conceitos básicos de banco de dados, Linguagem SQL e SQL Server.
Sobre a primeira categoria, temos que entender o que é normalização, o que acontece em cada etapa das 3 formas normais (ex.: decomposição de atributos compostos, conversão de tabelas aninhadas ou atributos multivalorados, depende cia funcional total ou parcial), cardinalidades (1xN, 1×1, NxN), atributos (PK, FK, Multivalorado, Composto, Simples, Opcional), tipos de entidade (fraca, forte, generalização/especialização).
Na segunda categoria, focar em aprender linguagem SQL/T-SQL, ou seja, quais são os Grupos de comando (DML, DDL, DCL, DQL e DTL) e como utiliza-los, quais tipos de dados devo utilizar para criar uma tabela com T-SQL, Constraints ou Restrições de domínio (PRIMARY KEY, FOREIGN KEY, NOT NULL, NULL, UNIQUE, DEFAULT, CHECK), como fazer joins entre as tabelas (INNER, LEFT, RIGHT, FULL, CROSS E SELF JOIN), entender como funcionam as clausulas de uma consulta a uma tabela ( FROM, WHERE, GROUP BY, HAVING, SELECT e ORDER BY), Como funcionam as funções nativas da linguagem SQL/T-SQL (Texto, Data, Conversão, Agregação e Tratamento de nulos), e por ultimo a parte de Programação T-SQL (Views, Procedures, Functions e Triggers).
Para a terceira e ultima categoria, aprendermos sobre o SGBD SQL Server. Como instala-lo da melhor maneira, entender o que o configuraion manager faz, quais as portas padrões do SQL Server (1433 e 1434), entender os modelos de recuperação (Full, Simple e Bulk-logged), tipos de backup (Full, Diferencial, Incremental e Log de Transação), Como realizar um Backup e um Restore de uma Database, Conceitos de segurança de dados no SQL Server (Tipos de autenticação), Entender as roles (Regras) no nível de servidor e banco de dados (Ex.: sysadmin, db_onwer), como criar um login no servidor, como criar um usuário em uma base de dados e vincula-lo ao login do servidor, além de entender os tipos de índices (Cluster e NoCluster) e como implementa-los no SQL Server.
Boa parte das questões da prova focam nas categorias 1 e 2, na categoria 3 caem em torno de 3 a 5 questões segundo maioria dos meus alunos que fizeram a prova.
A principal dica para essa prova é, estudem bem os conceitos de banco de dados (pois podem ser aplicados em qualquer SGBD) e pratique muito a parte de linguagem SQL/T-SQL, para a parte do SQL Server pratiquem criar um usuário, dar permissões, além de fazer backups e restore, assim, entendendo o processo.
Uma atividade que recomendo bastante para meus alunos, é pegar um modelo de negócios aplicar normalização (Deixar o modelo consistente e modelar até a 3ª FN), depois criar o modelo físico com linguagem SQL/T-QL aplicando todos os itens da categoria 2, por fim, fazer um backup dos dados e restaura-los em um banco para desenvolvimento.
Uma vez que você estudou, marcou a prova e foi aprovado, você receberá uma bagde que geralmente fica no site da YourAcclaim. Lá você poderá compartilhar a sua conquista nas suas redes sociais.
Primeiro, você deve ter um cadastro no site do Your Acclaim. Segue link do site para cadastro. https://www.youracclaim.com/
Você vai clicar no seu profile (Sua foto) e vai selecionar a opção Dashboard. Você clica na badge que quer compartilhar.

Você será encaminhado para a página da Bagde clicada, será exibido um botão Azul-Escuro com a palavra Share, clicar neste botão.

Agora é somete criar um texto criativo e compartilhar sua conquista.


Esta certificação obtive em 2012 enquanto estava no 3º período da faculdade, naquele tempo infelizmente não tinha o YourAcclaim para compartilhar a bagde kkkk, mas o que vale é o conhecimento adquirido. Após a certificação obtive muitas oportunidades de trabalho, comecei a ser referência técnica nas empresas que trabalhei e sempre fui chamado para participar de processos seletivos para boas vagas, além de, ser uma referência de banco de dados e certificação microsot na minha região.
Espero que esta postagem tenha sanado todas as suas dúvidas sobre a prova, quais os assuntos que precisa estudar e etc. Lembrando que, se você esta pensando em obter ela, eu desenvolvi um curso na plataforma da Udemy voltado para esta certificação Microsoft MTA Database Fundamentals, o link esta abaixo.
Quem puder ajudar compartilhando nos grupos e redes sociais eu ficarei bastante agradecido.
Para quem quer estudar:
- Para a Certificação Microsoft MTA Database Fundamentals
- Segue o link do curso na Udemy. >> LINK <<
- Sobre Bancos da Dados no Azure
- Segue o link do curso na Udemy. >> LINK <<
Não se esqueçam de avaliar esta postagem através da ESTRELAS abaixo das redes sociais, isso vai me ajudar muito a melhorar as postagens.
Fiquem a vontade para mandar comentários, sugestões, criticas e dúvidas e etc. Esse tipo de feedback, faz com que eu estude mais, aumente o conhecimento e melhore as postagem para vocês.
Até a próxima o/
Olá Luiz tudo bem?
Gostaria de saber se ainda é válido realizar o exame dessa prova?
Cada vez mais vemos as empresas migrando para Azure e sinto que ambientes On-premises estão caindo em desuso.
Desde já agradeço.
Thiago
CurtirCurtir
Olá Thiago!!!
Primeiro é necessário ver se a prova ainda esta disponível. Acho legal estudar para as certificações do Azure. Eu fiz postagens aqui no blog sobre essas provas.
CurtirCurtir