Olá galera o/

No dia 31/10/2020 fiz a prova DP-300 Azure Database Administrator Associate da Microsoft e após muita tensão fui aprovado aeehhh \o/.

Esta foi a 8ª certificação do ano de 2020, ainda tem outras por vir. Neste post vou compartilhar com todos como foi minha experiência e preparação para esta prova. 

Essa prova se encaixa no nível Associate do Azure, assim como as provas DA-100, DP-200/201, AI-100, DP-100. São provas com um nível intermediário para avançado que avaliam tanto os conceitos teóricos e básicos, quanto como implementar as melhores técnicas para determinados cenários do ambiente do Azure.

AZURE CERTIFICATIONS ASSOCIATE

  • Azure Database Administrator Associate (DP-300)
  • Data Analyst Associate (DA-100)
  • Azure Data Engineer Associate (DP-200 + DP-201)
  • Azure AI Engineer Associate (AI-100)
  • Azure Data Scientist Associate (DP-100)
  • Mas o que a DP-300 avalia?
    • Avalia se o candidato possui a capacidade de realizar as seguintes tarefas técnicas: planejar e implementar recursos da plataforma de dados; implementar um ambiente seguro; monitorar e otimizar recursos operacionais; otimizar o desempenho da consulta; executar automação de tarefas; planejar e implementar um ambiente de alta disponibilidade e recuperação de desastres (HADR); e executar a administração usando o T-SQL.
  • Para quais perfis profissionais essa prova é voltada?
    • Administradores de banco de dados e especialistas em gerenciamento de dados que trabalham com ambientes híbridos, ou seja, tanto com o SQL Server On-premise quanto com todas as formas de implementação do SQL Server no Azure.
  • A DP-300 tem alguma prova pré-requisito?
    • Não, porém recomendo fortemente antes de se aventurar nela, obter as certificações AZ-900 e DP-900, essas duas provas vão lhe dar tanto uma visão geral do Ambiente do Azure (AZ-900), quanto uma visão dos Azure Data Services utilizados pelo Azure (DP-900).
    • Lembrando essas provas não são pré-requisito para fazer a DP-300, mas lhe capacitam nos conhecimentos básicos do ambiente do Azure para estudar com mais segurança para essas outras certificações.

Se quiser saber mais sobre as certificações Microsoft, dicas, feedback de provas e como montar a trilha correta, seguem alguns links de postagens que fiz e estão bem legais.

  • Montando Trilha de certificações Microsoft: >> LINK <<
  • Overview prova AZ-900: >> LINK <<
  • Overview prova DP-900: >> LINK <<

Mais informações sobre a prova DP-300, nos links abaixo (Links oficiais da Microsoft):

  • Tópicos Genéricos da certificação DP-300
    • Planejar e implementar recursos da plataforma de dados (15-20%)
    • Implementar um ambiente seguro (15-20%)
    • Monitorar e otimizar recursos operacionais (15-20%)
    • Otimizar o desempenho de questionário (5-10%)
    • Executar automação de tarefas (10-15%)
    • Planejar e implementar um ambiente de alta disponibilidade e recuperação de desastres (HADR) (15-20%)
    • Executar a administração usando T-SQL (10-15%)
  • ATENÇÃO.:
    • O link abaixo contém os assuntos detalhados contidos dentro de cada tópicos mostrado acima, podendo ser baixado em formato PDF.
    • Este arquivo deve ser seu guia sobre quais assuntos estudar para a prova.
    • Sempre que um assunto é adicionado ou removido da prova, este arquivo é atualizado contendo todas as informações sobre a atualização do conteúdo do exame.
    • https://query.prod.cms.rt.microsoft.com/cms/api/am/binary/RE4qjf6

Esta prova teve uma particularidade, estudei durante 4 meses para fazer a mesma, algumas pessoas podem se perguntar, porque tanto tempo Luiz?

  1. Fazem 2 anos que não trabalho mais como administrador banco de dados SQL Server ou Azure SQL, então, precisei me sentir confortável com os conteúdos para poder fazer a prova.
  2. Desde Janeiro de 2019 atuo como engenheiro de dados utilizando, Azure Databases, Azure DW (Synapse Analytics), Talend Data Integration, Pentaho Data Integration, SQL Server Integration Services, Azure Data Factory, Azure Databricks e etc, ou seja, meu dia a dia tem outra vibe.

Agora vamos para a parte que interessa, como eu fiz para me preparar para esta prova. Abaixo segue meu cronograma de estudo.

Cronograma de estudo utilizado:

  • Destrinchar todos os tópicos da prova no site da Microsoft, ou seja, estudar cada assunto ao mínimo detalhe.
  • Estudar o conteúdo do Microsoft Learn voltado especialmente para a prova. Tentem estudar o conteúdo em inglês para forçar a leitura.
    • Leiam e façam os sandboxs do treinamento.
    • Fiz o treinamento todo 2 vezes para fixar o conteúdo.
  • A prova é em INGLÊS!!!
    • Pratiquem a leitura do inglês com duolingo ou outras plataformas de idiomas.
  • Gravar os vídeos do meu curso da Udemy Azure Databases para Iniciantes além de me fazer entender como alguns recursos funcionam, também me ajudou a praticar o conhecimento adquirido nos meus estudos.
    • Quando você ensina, você aprende 2 vezes.
  • Implementar todos os tipos de banco de dados que o Azure disponibiliza em sua plataforma é extrema importância.
    • Lembrando que, você poderá praticar a implementação dos recursos no Sandbox dos cursos do Microsoft Learn.
    • Se possuir uma licença gratuita ou a empresa disponibiliza crédito para estudo, aproveite, mas lembre depois de apagar o recurso para não gerar cobranças indevidas.

Materiais de estudo utilizados para a DP-300

Minha visão sobre a prova

Novamente fiz a prova de madrugada (4h da manhã no Brasil) e na modalidade on-line.

Esta prova tem duração de mais ou menos 2h, podendo conter entre 45 e 52 questões.

As questões estavam todas de acordo com os tópicos da prova e com os assuntos do Microsoft Learn. Parabéns novamente para a Microsoft, os treinamentos e documentações estão Tops.

Lembrando que, essa prova pode passar por atualização, se você vai fazer a prova, recomendo abrir o PDF que contém os assuntos da prova e verificar se os assuntos estão atualizados, ou seja, se algum assunto foi removido ou adicionado.

Mas vamos ao que caiu na prova neh!

Na prova você encontrará 5 tipos de questões, Sim ou Não (YES ou NO), Estudo de Caso, Múltipla escolha, caixa de seleção, arrastar e soltar (drag and drop).

Foram abordadas features existentes nos banco de dados do Azure (Single Database, Managed Instance, Elastic Pool e Modelo IaaS) e no SQL Server (On-Premise). Entender bem as features que são implementadas em cada versões do SQL Server on-premise como por exemplo features que foram implementadas na versão 2019 do SQL Server.

Começando com os estudos de caso (Na minha prova foram cerca de 2 estudo de caso), achei essas questões bem difíceis, porque a questão lhe passa um cenário e pergunta qual resposta se adequa para aquele cenário, boa parte das respostas exibidas poderiam resolver aquele problema, porém qual é a MELHOR. Dica: Entenda bem sobre os itens da prova e quando deve utilizar cada um.

Na minha prova, grande parte das questões eram com assuntos referentes a Azure SQL Managed Instance (Modelos de implementação e configuração), Elastic Pool (entender implementação e dimensionamento de recursos como disco e processamento ao incluir as bases para o pool), Azure no modelo IaaS (como configurar e principalmente como deixar algumas tarefas automáticas como atualização de patches do windows e backup do SQL Server) , e Segurança (como proteger os dados, tipos de permissão a nível de servidor e nível de banco de dados, Auditoria de dados, como conectar o Azure SQL com outros recursos do Azure visando melhorar a segurança).

Além das citadas acima houveram questões sobre Tuning (tanto no Azure SQL quanto no SQL Server versão 2019), Features do índice columnstore (Saber quais clausulas do implementar em T-SQL), Como e quando utilizar o Query Store (analise de performance).

Algumas questões vão exibir comandos em T-SQL, aonde você deverá auto completar o código através de um drag and drop (arrastar e soltar) ou caixa de seleção, escolhendo qual comando faz determina ação. Dica: Pratique bastante a parte de tuning, analise de performance, implementação de índices e gerenciamento de bloqueios no T-SQL, ou seja, entenda o funcionamento do código.

2 questões tinham assuntos voltados para MySQL e PostgreSQL no Azure. Sugestão é entender como esses bancos são implementados no Azure.

Outros assuntos que houveram umas questões bem chatinhas são sobre métricas (como capturar informações dos recursos dos serviços de banco pelo portal do azure) e sobre os níveis de serviços (entender bem precificação, modelo de processamento e quais recursos o nível de serviço disponibiliza). Dica: Pesquisar sobre event hub, métricas, log de eventos e outros recursos que retornem informações sobre os serviços.

É uma prova de nível de especialista e bem difícil (na minha opinião) para quem não trabalha no dia a dia como DBA on-premise ou dba na cloud, ter conhecimento sobre sobre segurança de dados e features de segurança é essêncial.

Minha dica para a prova é: Se ainda acha que não esta pronto para a DP-300, faça primeiro a AZ-900 e depois a DP-900. Uma vez que fez as duas, estude bastante o conteúdo do Microsoft Learn para a DP-300, faça o treinamento quantas vezes forem necessários para que o conhecimento fique fixado em sua mente, além disso, pratique bastante a implementação dos vários modelos de bancos de dados que o Azure disponibiliza.

Um conselho que sempre dou a meus alunos e profissionais que me pedem ajuda sobre certificações “façam prova de certificação para aprender e não para apenas ter um título“, uma hora o mercado de trabalho vai cobrar o conhecimento que seu título possui, ou seja, um título sem conhecimento não vale de nada.

É isso galera, um post bem simples sobre como estudei para passar na prova DP-300, espero que essas dicas ajudem nos seus estudos e aprovação. Desejo a todos bons estudos e para quem for fazer a prova boa sorte.

Para quem quer estudar:

  • Curso para a Certificação Microsoft MTA Database Fundamentals
    • Segue o link do curso na Udemy. >> LINK <<
  • Curso Azure Databases para Iniciantes
    • Segue o link do curso na Udemy. >> LINK <<

Espero que tenham gostado da postagem.

Não se esqueçam de avaliar esta postagem através da ESTRELAS abaixo das redes sociais, isso vai me ajudar muito a melhorar as postagens.

Fiquem a vontade para mandar comentários, sugestões, criticas e dúvidas e etc. Esse tipo de feedback, faz com que eu estude mais, aumente o conhecimento e melhore as postagem para vocês.

Até a próxima o/

Acessem nossas Redes Sociais:

Publicidade