Olá Galera!!!

Hoje vamos conversar um pouco sobre certificações, um dos meus assuntos preferidos hehehe! Especificamente sobre a nova prova para a área de engenharia de dados do Azure, a DP-203: Data Engineering on Microsoft Azure.

Recentemente uma noticia foi emitida pela Microsoft informando o lançamento de duas novas provas a AI-103 (Designing and Implementing a Microsoft Azure AI Solution) e a DP-203 (Data Engineering on Microsoft Azure) que vão substituir as provas AI-100 (Designing and Implementing an Azure AI Solution) e as provas DP-200 (Implementing an Azure Data Solution) e DP-201 (Designing an Azure Data Solution).

Atualmente, para obter o título de Azure Data Engineer Associate é necessário passar em duas provas, mas, a partir de 23/02/2021 será necessário apenas passar em uma única prova para obter o título. As provas DP-200/201 serão substituídas pela prova DP-203.

As provas AI-100, DP-200/201 vão ser aposentadas a partir de 30/06/2021 (esta data pode sofrer alterações), se você já possui um dos dois títulos (ou os dois) e eles estão perto de expirar, será necessário passar em uma avaliação de renovação gratuita no Microsoft Learn. A avaliação de renovação pode ser concluída online em seu próprio tempo, a qualquer momento dentro de seis meses antes de sua certificação expirar.

Link da noticia sobre as novas certificações: https://techcommunity.microsoft.com/t5/microsoft-learn-blog/we-re-taking-azure-certifications-for-data-and-ai-to-the-next/ba-p/1868370

Link sobre o novo modelo de renovação certificações da Microsoft: https://docs.microsoft.com/en-us/learn/certifications/renew-your-microsoft-certification?WT.mc_id=techcom_learn-blog-wwl

Vamos conhecer um pouco desta nova prova!

Os Azure Data Engineers integram, transformam e consolidam dados de vários sistemas de dados estruturados e não estruturados em estruturas que são adequadas para a construção de soluções de análise. Os candidatos ao exame DP-203: Data Engineering on Microsoft Azure devem ter conhecimento sólido de linguagens de processamento de dados, como SQL, Python ou Scala, e precisam compreender o processamento paralelo e os padrões de arquitetura de dados. A prova sai da versão beta no dia 23/02/2021.

Link do exame: https://docs.microsoft.com/en-us/learn/certifications/exams/dp-203

Link do Título Azure Data Engineer Associate: https://docs.microsoft.com/en-us/learn/certifications/azure-data-engineer

  • Tópicos são abordados nesta prova
    • Projetar e implementar armazenamento de dados (40-45%)
    • Projetar e desenvolver processamento de dados (25-30%)
    • Projetar e implementar segurança de dados (10-15%)
    • Monitore e otimize o armazenamento e processamento de dados (10-15%)
  • Detalhe dos assuntos de cada tópico: https://query.prod.cms.rt.microsoft.com/cms/api/am/binary/RE4MbYT

Como posso me preparar para esta prova?

Mas Luiz, vale a pena fazer as provas DP-200/201, já que a DP-203 vem para substituir as mesmas?

Minha resposta é SIM. Se você já esta estudando para as provas DP-200/201 continue o estudo, faça as provas e obtenha o título de Azure Data Engineer Associate. Não pense somente na obtenção do título, mas sim no conhecimento que você estará adquirindo com seus estudos. Outra coisa muito importante, uma vez com o título, será necessário apenas estudar pelo Microsoft Learn para fazer a renovação do mesmo.

Luiz, ainda não sei quais certificações da Microsoft devo fazer na área de Analytics, quais você recomendaria?

Eu fiz um post (que está atualizado) aonde falo um pouco sobre como montar sua trilha de certificações Microsoft para a área de Analytics de acordo com sua área de atuação, vale muito a pena ler, se informar um pouco o assunto e ver quais certificações estão disponíveis para você fazer.

Link do post: Montando Trilhas de Certificações Microsoft para Analytics

É isso galera, um post informativo sobre a nova prova para obter o título de Azure Data Engineer Associate, espero que tenha esclarecido suas dúvidas sobre essa nova mudança. Desejo a todos bons estudos e uma ótima leitura.

Para quem quer estudar:

  • Curso para a Certificação Microsoft MTA Database Fundamentals
    • Segue o link do curso na Udemy. >> LINK <<
  • Curso Azure Databases para Iniciantes
    • Segue o link do curso na Udemy. >> LINK <<

Espero que tenham gostado da postagem.

Não se esqueçam de avaliar esta postagem através da ESTRELAS abaixo das redes sociais, isso vai me ajudar muito a melhorar as postagens.

Fiquem a vontade para mandar comentários, sugestões, criticas e dúvidas e etc. Esse tipo de feedback, faz com que eu estude mais, aumente o conhecimento e melhore as postagem para vocês.

Até a próxima o/

Acessem nossas Redes Sociais: