Olá galera o/

Eu estava com saudade de fazer as postagens sobre T-SQL, então no post de hoje vamos aprender sobre a função de texto CONCAT_WS! Primeiro vamos entender a sintaxe do comando e depois através de exemplos práticos vamos aprender o funcionamento da mesma.

CONCAT_WS

A função CONCAT_WS () adiciona duas ou mais strings junto com um separador. Obs.: Este comando está diponível a partir da versão 2017 do SQL Server, além disso, pode ser utilizado no Azure SQL Database e no Azure SQL Data Warehouse (hoje o SQL Dedicated Pool do Azure Synapse Analytics).

Sintaxe da função CONCAT_WS

CONCAT_WS(separador, texto1, texto2, texto3, …., texto_n)

O primeiro parâmetro é o separador que vai ser concatenado entre os textos (ou colunas) e os demais parâmetros são os valores que serão concatenados.

Concatenando textos separando por ponto (.)

Vamos realizar uma consulta utilizando o CONCAT_WS para criar um texto único colocando entre os textos o separador pelo caractere ponto. Vamos concatenar o texto Blog Consulta BD e o separador entre os textos será o ponto, o resultado da consulta será Blog.Consulta.BD.

CÓDIGO

SELECT CONCAT_WS('.', 'Blog', 'Consulta', 'BD') as CONCATWS

Concatenando campos de uma tabela separando por underline (_)

Vamos realizar uma consulta na tabela Employees utilizando o CONCAT_WS para concatenar as colunas FirstName e LastName separando as mesmas com o caractere underline. O resultado da consulta será algo parecido com este exemplo abaixo:

FirstName = Luiz
LastName = Santana
CONCATWS = Luiz_Santana

CÓDIGO

SELECT
 	e.FirstName
	,e.LastName
	,CONCAT_WS('_', e.FirstName, e.LastName) as CONCATWS
from Employees as e

No post aprendemos como utilizar a função de texto CONCAT_WS! Espero que este post seja de grande proveito para todos, ajudando tanto no trabalho quanto nos estudos sobre T-SQL e trabalhos acadêmicos.

Lembrando que, também possuo um post sobre a função CONCAT, vale a pena ler e aprender sobre o mesmo, conhecimento nunca é demais. O link do post esta a seguir >> LINK <<

Desejo a todos uma boa leitura, boa prática e bons estudos.

Para quem quer estudar:

  • Curso preparatório para Certificação Microsoft MTA Database Fundamentals | BD Relacional e Linguagem T-SQL.
    • Segue o link do curso na Udemy. >> LINK <<
  • Curso Azure Databases para Iniciantes
    • Segue o link do curso na Udemy. >> LINK <<
  • Curso Azure Data Factory para Iniciantes
    • Segue o link do curso na Udemy. >> LINK <<

Não se esqueçam de avaliar esta postagem através da ESTRELAS abaixo das redes sociais, isso vai me ajudar muito a melhorar as postagens.

Quem quiser mandar comentários, sugestões, criticas e complementos, fiquem a vontade, pois feedbacks positivos ou negativos engradecem meu conhecimento para que possa melhorar as postagem para vocês.

Até a próxima o/

Acessem nossas Redes Sociais: