Olá galera o/

Nesta postagem vou mostrar como vocês podem utilizar a ferramenta ApexSQL Model no seu SQL Server Management Studio para gerar o modelo de dados do seu banco.

Quem me apresentou esta ferramenta foi uma colega da empresa que eu trabalho (Vlw Juh). Já tinha utilizado outras ferramentas do ApexSQL, mas não essa. O cenário foi o seguinte, eu precisava gerar os modelos de dados de alguns data marts de um projeto de BI que eu estava desenvolvendo, ai a Juh me mostrou essa ferramenta e falou que ele já gerava os modelos, com o nome das colunas, restrições e etc, baixei e fui testar a ferramenta. Galera, muito top viu!!!

Vamos conhecer um pouco mais sobre a empresa que desenvolve esse aplicativo. A ApexSQL é uma empresa que desenvolve ferramentas para otimizar o trabalho de desenvolvedores de SQL e DBA’s. Essa empresa desenvolve ferramentas muito boas, quem tiver interesse da uma olhada nos links abaixo.

ApexSQL

Para baixar a ferramenta ApexSQL Model clique no link abaixo. Ele funciona no SQL Server Management Studio e no Visual Studio (Inclusive na versão 2019). Clique no botão com a cor verde-escuro.

https://www.apexsql.com/sql-tools-model.aspx

Você é encaminhado para uma página aonde será necessário informar alguns dados como primeiro e ultimo nome, empresa, e-mail (pode ser e-mail pessoal), telefone e CEP (ou caixa postal). Uma vez com tudo preenchido clicar em submit, o download será iniciado. A ferramenta tem cerca de 31,5 MB.

Obs: Caso o Visual Studio ou o SSMS estejam abertos, será necessário fecha-los para realizar a instalação do aplicativo.

Com o aplicativo baixado, execute-o.

Na tela inicial clique em NEXT.

Aceite os termos de licença e clique em NEXT.

Selecione aonde deseja colocar o aplicativo. Neste exemplo marquei tanto no Management Studio quanto no Visual Studio, depois Clicar em Install.

Abra seu Management Studio, conecte a sua instância local ou a um banco de dados do azure. Nota que no meu apareceu ApexSQL.

Selecione um banco de dados da sua instância, clique com o botão direito e selecione a opção create model.

O ApexSQL Model será aberto. Perceba que, você terá o desenho da modelagem do seu banco de dados, no canto direito você poderá ver no Object browser os relacionamentos, schemas e tabelas .

Você pode exportar o desenho do modelo para um arquivo de imagem (JPEG, PNG, Bitmap) ou gerar o script SQL do modelo em questão.

No menu superior, temos a opção Actions. Nesta opção você pode adicionar tabelas, schemas e outros itens no desenho do modelo atual. Essas opções servem tanto para um modelo exportado de um banco de dados (como estamos fazendo na postagem), quanto para um desenho que esta sendo construído do zero.

Na opção View do menu, você pode ocultar ou exibir os itens que quer ver na tela principal do ApexSQL Model.

A opção Resources, você pode entrar em contato com a própria ApexSQL, ver logs, verificar os updates da ferramenta, ir para a página do produto e etc.

Percebam que ela monta o modelo com as colunas, tipagem de dados, se o campo recebe valor nulo ou não, se é PK, FK ou UQ (Unique Key). Clique duas vezes sobre uma tabela. Uma tela será aberta ao lado do modelo, com os dados da tabela.

Quando a tela da tabela abre, podemos adicionar/editar e excluir colunas, constraints e índices. Bem legal neh!

Espero que tenham gostado desta postagem, o ApexSQL Model é uma ferramenta bem legal, que agiliza e ajuda bastante na modelagem de bancos de dados relacionais e multidimensionais.

Quem puder ajudar compartilhando nos grupos e redes sociais eu ficarei bastante agradecido.

Para quem quer estudar:

  • Para a Certificação Microsoft MTA Database Fundamentals
    • Segue o link do curso na Udemy. >> LINK <<
  • Sobre Bancos da Dados no Azure
    • Segue o link do curso na Udemy. >> LINK <<

Não se esqueçam de avaliar esta postagem através da ESTRELAS abaixo das redes sociais, isso vai me ajudar muito a melhorar as postagens.

Fiquem a vontade para mandar comentários, sugestões, criticas e dúvidas e etc. Esse tipo de feedback, faz com que eu estude mais, aumente o conhecimento e melhore as postagem para vocês.

Até a próxima o/

Publicidade